O que é a Autoconsciência?

Por que resolvi nomear esse blog de Autoconsciência? A resposta se faz necessária e pertinente, pois é importante todos saberem a definição exata desse termo criado pelo filósofo Kant. Descrevo abaixo a explicação do termo feita pelo filósofo Nicola Abbagnano:



"Esse termo tem significado e história diferentes de consciência. Na realidade, não significa "consciência de si", no sentido de cognição (intuição, percepção, etc.) que o homem tenha de seus atos ou de suas manifestações, percepções, idéias, etc., tampouco significando retorno à realidade "interior", de natureza privilegiada; é a consciência que tem de si um Princípio infinito, condição de toda realidade. Esse termo também nada tem a ver com o conhecimento de sí, que designa o conhecimento mediato que o homem tem de si como de um ente finito entre os outros.

Nesse sentido, pode-se dizer que a história desse termo começa com Kant, que o usou como alternativa para o termo consciência. O próprio Kant resumiu, em uma nota da Antropologia (P. 4), a sua doutrina a esse respeito. "Se nós representarmos a ação (espontaneidade) interna pela qual é possível um conceito (um pensamento), isto é, a reflexão, e a sensibilidade (receptividade), pela qual é possível uma pecepção (perceptio) ou uma intuição empírica, isto é, apreensão, providas ambas da consciência, a consciência de si mesmo (apperceptio) poderá ser dividida em consciência da reflexão e em consciência do intelecto; a segunda, do sentido interno; aquela é chamada de apercepção pura (e, falsamente, de sentido íntimo) e esta é chamada de apercepção empírica.

(...) A Autoconsciência não é, portanto, a consciência (empírica de si), mas a consciência puramente lógica que o eu tem de sí como sujeito de pensamento, na reflexão filosófica."


Portanto, esse termo expressa de forma exata o que esse blog e seu autor tem como objetivo; expressar-se e ler a vida através de uma lógica que parte do sujeito mas sempre se pautando através da reflexão filosófica.
Saúde e Paz!

0 Comments:

Post a Comment



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial